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Arquivo publicado por Renata
Em todas as empresas, das pequenas às multinacionais, o clima organizacional é um dos fatores mais importantes para o bom desempenho e produtividade da equipe. E é justamente esse fator um dos maiores problemas que líderes de diversas empresas e segmentos precisam resolver diariamente. 


Por mais que seja um assunto muito debatido no meio corporativo, ainda há muitos gestores e colaboradores que não entendem a importância de um bom relacionamento interpessoal e espírito de equipe que deveria permear as relações profissionais. Feliz ou infelizmente, a responsabilidade de criar um ambiente agradável de trabalho é da empresa e de quem está no comando dela. Os presidentes, diretores e coordenadores devem direcionar seus colaboradores quanto ao comportamento, valores e crenças da empresa para que todos estejam agindo e trabalhando de acordo com a cultura organizacional.

É claro que uma só pessoa não consegue realizar esse trabalho. Entretanto, existem algumas estratégias que ajudam a tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e colaborativo. Uma delas é o uso eficaz da comunicação interna. Comunicação fluida inter e intrassetores, ou seja, todas as áreas da empresa trabalhando juntas por um mesmo objetivo. Quando isso acontece, naturalmente diminuem as chances de problemas ocorrerem e os resultados aumentam. Esse sentimento de equipe é cada vez mais importante uma vez que a competitividade do mercado de trabalho forma pessoas individualistas que encaram o colega de trabalho como concorrência.

Além da comunicação, outro fator essencial dentro de uma empresa é a cooperação. O que geralmente acontece é cada equipe se isolar e dar valor somente ao seu trabalho. É necessário que o líder mostre a importância de cada área da empresa e como cada uma contribui com a outra. Quando isso fica claro para os colaboradores, o coleguismo e suporte aumentam, criando mais oportunidades para chegar a soluções eficazes.

Por fim, para alcançar esses resultados, o gestor precisa saber lidar com cada funcionário, respeitando as diferenças individuais, mas tratando todos com a mesma importância. Mais que isso, além de saber liderar, deve saber ser liderado, afinal, todos nós, em algum momento, exercemos os dois papéis. Isso envolve saber dar e receber feedbacks, já que isso é parte fundamental das relações profissionais.

É muito importante que os líderes tenham consciência da importância do trabalho em equipe e da cultura organizacional e não deixem o relacionamento entre a equipe em segundo plano, pois isso afeta diretamente os resultados da empresa. Trabalhar em equipe não deveria ser um problema, mas sim uma solução.

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